O que não pode faltar numa psicoterapia?

É comum para muitas pessoas, quando pensam em fazer psicoterapia, pensar primeiramente em um local de atendimento adequado, confortável e que garanta a total privacidade. Isso, porque, a grande preocupação de alguns diz respeito ao sigilo, o que envolve a chegada a um consultório e a sua estadia no lugar.

Sim, é verdade que esses são requisitos importantes para se ter uma boa psicoterapia. Mas, existem outros fatores que podem ser ainda mais importantes, o que não significa que devemos desprezar os demais, obviamente.

Mas, o fator que desejo destacar no texto de hoje diz respeito ao relacionamento terapêutico. Ou seja, a maneira como você, cliente/paciente, se conecta, digamos assim, com o profissional que lhe atende, neste caso um(a) psicólogo(a).

Na psicologia existe um termo usado para tratar disso, chamado “rapport”, que nada mais é do que o estabelecimento de uma harmonia na relação paciente-terapeuta, onde ambos se sentem sintonizados e, sentindo-se à vontade, conseguem desenvolver um atendimento fluido e marcado pela empatia.

Pode parecer algo básico, mas em alguns casos essa “sintonia” não ocorre, e então a relação de rapport não acontece. O resultado disso pode ser um tipo de atendimento onde o cliente/paciente se sinta constantemente desconfortável, inseguro, como se não pudesse depositar confiança no profissional.

Relação é resultado

Pelo exposto acima já podemos notar que uma psicoterapia sem uma boa relação terapeuta-paciente é inviável, e isso pode ocorrer mesmo em um ambiente extremamente confortável e estruturalmente acolhedor, pois a sintonia necessária durante o processo depende principalmente do fator humano, e não do estrutural.

É por isso que, atualmente, a psicoterapia online se tornou um grande recurso para a melhoria da saúde mental da população, pois é possível estabelecer bons vínculos terapêuticos mediante o atendimento psicológico remoto, além do presencial.

O resultado de uma terapia eficaz, portanto, passa pela conexão terapeuta-paciente, algo que pode ser estabelecido com apenas um, dois, três atendimentos, ou vários, dependendo da forma, também, como o cliente/paciente assume a responsabilidade das suas escolhas e mudanças.

Leia também

💬 Posso ajudar?