Esta é a segunda parte do texto “Problemas no relacionamento? Veja 10 causas possíveis que podem te ajudar”. Caso não tenha lido a primeira, clique neste link e depois continue a leitura abaixo. No texto anterior, paramos na 5ª causa para que o artigo não ficasse muito extenso. Segue a continuação:
6º – Falta de abdicação
Muitos transformam seu relacionamento numa atividade secundária na vida pessoal, como se o próprio “eu” já não fosse parte da relação. A característica marcante nessa situação é a não priorização das atividades a dois ou em família.
O que vem primeiro é sempre o “eu” e não o nós, ou o outro. Ou seja, a pessoa age como se o relacionamento não precisasse de dedicação, atenção e cuidados, tornando-se incapaz de abdicar um pouco de si em função do que favorece da relação.
Essa atitude não significa, necessariamente, falta de amor. Algumas pessoas simplesmente não aprenderam a ter um olhar de cuidado sobre o próximo, por isso são mais voltadas para si, daí a impressão de abandono afetivo.
7º – Desrespeito moral
- Você a chama de princesa, mas também de “burra” e vadia;
- Você o chama de marido, mas também de cafajeste e imprestável;
- Ele é um ótimo pai, mas a sua palavra na educação dos filhos é sempre contestada;
- Ela é uma ótima mãe, mas você não considera os seus sentimentos;
- Ele é um ótimo profissional, mas você não valoriza o seu trabalho e duvida das suas capacidades;
- Ela é uma ótima dona do lar, profissional e mãe, mas você não dá o devido reconhecimento e não lhe ajuda no que acredita ser algo além das suas obrigações fora de casa;
- Ele tem planos, mas você não incentiva e demonstra desconfiança;
- Ela tem sonhos, mas você os despreza e pensa que o seu dever é viver em sua função.
Estes são alguns exemplos de como um casal pode se tratar, e muitas vezes sem perceber o quanto tal condição é destrutiva e vai minando, aos poucos, os sentimentos. Você acha que existe respeito moral numa relação assim?
Quem mantém um tipo de relacionamento nessas condições, muito provavelmente apenas se suporta, em vez de viver como como poderia.
8º – Frustração sexual
O sexo é parte importante na relação, mas não a relação em si. No entanto, algumas pessoas nutrem expectativas tão acirradas quanto à relação sexual, que acabam tratando o relacionamento como se tudo girasse em torno da transa.
Na vida real, o relacionamento não é o que vemos na maioria dos filmes de Hollywood, muito menos o que é retratado em produções pornográficas. A relação é uma composição de vidas, onde cada ser humano possui necessidades que vão muito além dos prazeres sexuais.
A frustração sexual pode acontecer, também, devido à falta de compreensão acerca do próprio corpo, assim como das necessidades emocionais e físicas do outro. Assim, uma carga elevada de expectativa nesse sentido pode resultar em decepção, caso outras nuances da vida em comum não estejam obtendo a devida atenção.
9º – Problemas financeiros
A preocupação com as finanças é uma das grandes vilãs da crise na relação. A dificuldade financeira, dependendo da gravidade, é capaz de tirar completamente o sossego, podendo fazer com que o casal passe a se culpar e, consequentemente, a se maltratar.
É possível superar, mas em muitos casos o casal precisa de ajuda externa, já que o desgaste emocional em torno do problema pode impedir com que enxerguem a solução.
O objetivo, basicamente, é encontrar a origem/causa da dificuldade, a fim de que as mudanças necessárias sejam realizadas.
10º – Traição
Passar pela dor da traição é algo que pode deixar marcas profundas na vida de quem é traído. Mesmo perdoando, algumas pessoas não conseguem superar totalmente o trauma e acabam mudando a maneira de agir e enxergar o outro, especialmente quando esse outro repete as mesmas atitudes.
Nesses casos, uma terapia individual ou de casal pode ser necessária para que o trauma da traição seja devidamente tratado, independentemente do desfecho que o casal pretenda dar à relação.
Do contrário, pode ser que as sequelas emocionais da traição, uma vez suprimidas e não tratadas, floresçam em mágoas que vão sendo externadas no dia a dia, minando o emocional de quem convive internamente com esses sentimentos.
Conclusão
Nesses dois textos abordamos 10 causas possíveis das crises na vida amorosa. Cada relacionamento, porém, é único e pode ter problemas diversos, muitos que não estão nessa lista e até desconhecemos.
Em todo caso, é importante você entender que independentemente do tipo de problema que o seu relacionamento pode estar enfrentando, obter ajuda profissional para lidar com eles talvez seja uma necessidade indispensável para superá-los, caso seja esse o seu desejo.